JOSÉ GOMES TALARICO

Eduardo Paes dará nome de rua a José Gomes Talarico
Articulador do movimento A Frente Ampla, em 1966 e 1967 – que reuniu os ex-presidentes Juscelino Kubitschek e João Goulart, além do ex-governador Carlos Lacerda, contra a ditadura militar -, José Gomes Talarico terá homenagem in memoriam pela Prefeitura do Rio. Eduardo Paes sancionou projeto aprovado pela Câmara dos Vereadores para que o nome do ex-deputado vire nome de logradouro público.
Francisca Talarico, viúva do jornalista – ele foi um dos criadores do Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio de Janeiro -, sugeriu ao prefeito que o local escolhido para chamar-se José Gomes Talarico seja no antigo Cais do Porto, onde ele trabalhou como jornalista no tempo do extinto jornal A Noite e, ainda, na Rádio Nacional.
“Ali, Talarico participou, também, de manifestações contra o golpe de 1964 com estudantes e sindicalistas. O local onde é agora o Porto Maravilha é a cara de Talarico“- disse Francisca.
O centenário do ex-deputado José Gomes Talarico foi lembrado em sessão solene pelo deputado estadual Paulo Ramos na Assembleia Legislativa.
Presentes, amigos, políticos e jornalistas que conheceram e conviveram com o homenageado, um dos melhores amigos de Jango e de Brizola, que apoiou em 1982, na campanha para o Governo do Estado. Talarico foi líder do PDT no Palácio Tiradentes, nos anos 80.
Cassado em 1967, após ter articulado para que Goulart, JK e Carlos Lacerda fizessem as pazes contra o regime militar, Talarico foi preso 28 vezes pelo DOI-CODI, mas nunca saiu do Brasil. Venceu as eleições para o Palácio Tiradentes em 1982, pelo PDT.

Sérgio Alexandre Camargo, Yacy Nunes, Carlos Roberto Osório e Nélson Nirenberg

Sérgio Alexandre Camargo, Yacy Nunes, Jorge Picciani e Nélson Nirenberg

Mauro Magalhães com Jecy Sarmento e Paulo Roberto Barragat

